São CAETANO
A cidade de São Caetano, localizada no Agreste de Pernambuco, possui pouco mais de 36 mil habitantes e recebeu esse nome em homenagem ao santo Caetano de Thiene, um sacerdote católico que foi beatificado em 1629. O território começou ser povoado em 1838, com a vinda de José Pedro de Pontes, um Bezerrense que fundou a Igreja Matriz.

O município dispõe de alguns pontos turísticos no âmbito cultural, religioso e natural:
MUSEU HISTÓRICO
A miscelânea conta com um acervo cultural sobre o Sertão Nordestino e é considerado o 2º maior do estado de Pernambuco. Objetos pertencentes à Guerra dos Canudos, Luiz Gonzaga e Padre Cícero, por exemplo, também estão disponíveis para visitação. A fim de conhecer com mais profundidade a história da cidade, o Museu apresenta documentos que relatam as fases desde sua fundação.

FUNDAÇÃO MÚSICA E VIDA SÃO CAETANO
A Fundação é considerada a primeira escola de música do interior de Pernambuco e não possui fins lucrativos. Criada por Mozart Vieira, um maestro reconhecido em todo o estado, a instituição busca a integração de crianças e jovens na educação através da música. Outra vertente importante da fundação é a promoção de jovens no mercado de trabalho, por intermédio de uma construção técnica-pedagógica.

Conheça um pouco mais sobre a fundação.
#1 Um concurso carnavalesco, denominado La Ursas, acontece anualmente na cidade. Foliões vestidos de “ursos” desfilam em seus respectivos grupos em busca do pódio. Uma bancada avaliativa analisa os critérios pré-definidos e decidem os três primeiros colocados, que ganham remuneração. Em 2018 o primeiro lugar foi divido entre os grupos Urso Panda e Tradição.
#2 O Restaurante Flor de Mandacaru, situado no Centro da cidade, dispõe de comidas típicas e ambiente sertanejo. Durante o dia, músicas de forró, como as de Luiz Gonzaga, são tocadas para os clientes.
#3 O Hotel São Caetano, localizado às margens da BR-232, é o único da cidade e recebe visitantes durante todo o ano. Artistas como Wesley Safadão e Mano Walter já estiveram hospedados no local.
#4 O jargão “pirangueiro” é um dos principais da cidade e designa um indivíduo que não gosta de gastar dinheiro.
#5 No mês de Janeiro e Agosto acontecem as principais festas da cidade, que comemoram o dia de Reis e do Padroeiro da cidade, respectivamente. Artistas como Jorge de Altinho, Dorgival Dantas e Gabriel Diniz já foram atrações dos eventos.
#6 O Bloco da Ressaca é uma tradição do mês de Agosto na cidade. O evento conta anualmente com o Trio e Banda Asas da América, que concentram os foliões em um ponto específico da cidade e fazem uma rota até o centro.
CURIOSIDADES SOBRE SÃO CAETANO

CRUZEIRO
Uma referência religiosa na cidade, o Cruzeiro de Padre Cícero e Frei Damião foi construído em 1984. Em 1900, fiéis católicos ergueram uma cruz no alto da serra e desde então as peregrinações são anuais. A tradição consiste na Sexta-Feira Santa, quando católicos sobem o morro pela madrugada em uma via sacra, simbolizando as 14 estações da morte de Jesus Cristo. Missas e procissões fazem parte da tradição.
PEDRA DO CACHORRO
É um afloramento rochoso concentrado na zona rural da cidade. Faz parte da terceira Reserva Particular do Patrimônio Natural de Pernambuco e possui 23 hectares.
Além do cenário natural atrativo, a Pedra atrai turistas de todo o estado também pelo valor botânico, que identificou espécies como a catingueira, o araçá nativo e o angico-de-caroço. No local há alojamentos que recebem grupo de estudantes, excursionistas e pesquisadores.

Mozart Vieira,
um maestro nascido em Belo Jardim no ano de1962, é um artista personalidade da cidade de São Caitano, onde é residente desde a infância. É casado com Creusa Vieira, que também organiza a Fundação Música e Vida e tem um filho.
O maestro teve sua história de vida contada no filme Orquestra dos Meninos, uma obra de 2008 que foi dirigida por Paulo Thiago. Mozart é o criador da Banda dos Meninos de São Caetano, regente e idealizador da Orquestra de Pífanos de Caruaru e implantou a Licenciatura em Práticas Interpretativas da Música Popular em uma instituição acadêmica federal. Já foi professor em uma escola de referência da cidade e começou um mestrado em Música na instituição Campbellsville University School of Music, nos Estados Unidos da América.
Assista o documentário que conta a história do Maestro e sua fundação: