SÃO BENTO DO UNA
A cidade de São Bento do Una, localizada no agreste pernambucano, possui pouco mais de 58 mil habitantes. É considerada a maior produtora de aves e ovos do Norte e Nordeste, sendo a quarta maior do país, se destacando pelo forte potencial econômico que representa para o estado de Pernambuco.

O município banhado pelas águas do Rio Una, é bastante rico em cultura, e berço de grandes músicos e poetas, a exemplo do grande cantor e compositor Alceu Valença, e do poeta e compositor do hino da cidade, Leone Valença.
A cidade possui alguns pontos turísticos no âmbito cultural, natural e religioso:
CASARÃO DE ARTE E CULTURA ALCEU VALENÇA
A casa onde nasceu o ilustre cantor e compositor Alceu Valença, se tornou um museu cultural, onde dispõe de acervos que mostram um pouco das riquezas culturais, da história do município, e da história de vida do próprio Alceu, além de ser um local onde os artesãos são-bentenses têm um espaço para produzir e expor seus artesanatos.

Conheça mais sobre o Casarão de arte e cultura Alceu Valença
IGREJA MATRIZ DO BOM JESUS DOS POBRES AFLITOS
Um dos pontos mais procurados pelos turistas é a Matriz do Bom Jesus, que fica localizada no centro da cidade. A igreja é centenária, e traz em cada metro da sua estrutura um pedaço da história do município. Todos os anos, no início do mês de janeiro, acontece a tradicional festa do padroeiro da cidade, o Bom Jesus dos Pobres Aflitos. A procissão em homenagem ao padroeiro é considerada a maior do interior de Pernambuco. O evento atrai devotos de várias regiões do país.

#1 Todos os anos, o município realiza a tradicional “Corrida da Galinha”, evento que foi criado no ano de 1992, através de uma brincadeira entre os irmãos Marcos e Marcelo Valença, que consistia em colocar pessoas para espantar galinhas em uma pista de formato oval. Com o passar dos anos, a corrida foi tomando grandes proporções, e hoje, atrai turistas de várias regiões do país e do mundo. A festa acontece todos os anos no mês de agosto, e além da própria corrida de galos e galinhas, conta também com competições inusitadas como: Coma seu Frango, Engula o Ovo, Canto do Galo e da Galinha, Penas, Plumas e Paetês, Segura nos 30, Ovo ao Alvo, entre outras.
#2 O município realiza todos os anos, a tradicional Festa de Reis. O evento que acontece no início do mês de janeiro, é comemorado juntamente com a festa do Padroeiro da cidade, e proporciona diversos atrativos, como: parques de diversões, barracas com comidas típicas e shows culturais.
#3 As comidas e bebidas típicas do município que mais se destacam são: bolachinha sertaneja, galinha capoeira com xerém, sarapatel, licor de ovo, temperada e queijo de manteiga.
#4 O artesanato do município se destaca pelos trabalhos em renda renascença e em artes feitas com cabaças.
CURIOSIDADES SOBRE SÃO BENTO DO UNA

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE PEDRA GRANDE CUMPRIDA
O sítio científico é composto por dois grandes blocos de pedra de granito que provavelmente serviam de abrigo. A pedra possui várias inscrições rupestres nas cores amarelo e vermelho. As pinturas são da tradição agreste no estilo cariris velhos e geométrico elaborado. Encontram-se bastante desgastadas pela erosão e esfoliação da rocha. A instituição que efetuou estudos no local foi a equipe de arqueólogos da UFPE, juntamente com a arqueóloga Alice Aguiar. O entorno do sítio é composto por vegetação arbustiva, cactáceas e diversos afloramentos rochosos. Para se chegar até às pedras é necessário abrir uma trilha.
AÇUDE VELHO
Considerado o “espelho d’água de São Bento do Una”, o açude velho, é mais antigo que a emancipação do próprio município. O reservatório, que estava abandonado, servindo de abrigo para tijoleiros, foi recentemente restaurado e entregue a população em perfeitas condições. Com poucos meses após a sua reconstrução, o açude encheu com as fortes chuvas que caíram na região. Depois disso, voltou a ser considerado um dos atrativos turísticos do município.